Telefones para Contato

Últimos Artigos » Cidade italiana dá casa de graça para quem quiser morar lá

Publicado na Quarta, 24 de junho de 2015, 9h10
Cidade italiana dá casa de graça para quem quiser morar lá

SÃO PAULO – A cidade de Gangi, na Sicília, Itália, está oferecendo casas antigas de graça para os interessados, sejam eles italianos ou moradores da União Europeia. O motivo? Precisam repor a população que está abandonando a cidade.

Serão oferecidas casas para empresas que desejarem abrir alguma atividade econômica na cidade ou para pessoas que a queiram para uso privado. A proposta da cidade, entretanto, já atraiu centenas de pessoas que as desejam como uma casa de campo, para viajar nos feriados – e, segundo o The New York Times, criou novas oportunidades para homens de negócios enquanto aumenta o turismo na cidade.

Segundo o prefeito de Gangi, a cidade é muito afastada do mar (para os padrões da Sicília) para ser um atrativo turístico. A população da cidade está por volta das 7 mil pessoas, mas já foram mais de 30 mil - antes de imigrações em massa para os Estados Unidos e Argentina.

São cerca de 200 casas disponíveis, mas a iniciativa já conta com lista de espera. Em comunicado oficial, a prefeitura explica: “Aqueles a quem as casas forem atribuídas terão que arcar com as despesas da transferência de posse e deve comprometer-se a aceitar o projeto de renovação da propriedade após um ano de compra e completa renovação após três anos”.

No final de 2014, a cidade vendia as mesmas casas por 1 euro na tentativa de atrair pessoas para o local e aumentar a demografia. Não deu certo. A cidade é medieval e foi fundada em 1300, próxima a Palermo.