Telefones para Contato

Últimos Artigos » Brasil adota medida que aumentará velocidade de financiamento de imóveis

Publicado na Quinta, 17 de março de 2016, 10h40
Brasil adota medida que aumentará velocidade de financiamento de imóveis

SÃO PAULO – A obrigação de disponibilizar na rede todas as informações para agentes financeiros, cidadãos e serventias obterem o registro do financiamento de um imóvel acaba de ser cumprida em sua primeira localidade: Belo Horizonte, Minas Gerais.

Determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a obrigação deverá ser aplicada em todo o país até o dia 30 de junho, e deve aumentar consideravelmente a rapidez com que são concedidos créditos imobiliários. A inauguração do sistema interligado de Belo Horizonte acontece nesta quinta-feira, 17.

Hoje, a expedição e avaliação de todos os documentos físicos em cartórios podem demorar mais de 20 dias, entre idas e vindas, até a liberação do financiamento. Com a aplicação da chamada Central Eletrônica de Registro de Financiamento Imóveis, a espera pode cair para menos de 7 dias até o registro do mesmo financiamento.

A novidade se soma a medidas de estímulo anunciadas pela Caixa Econômica Federal, com aumento da cota de financiamento de imóveis usados. Com elas, será possível financiar até 70% do valor dos imóveis no Sistema Financeiro de Habitação – hoje, o limite é de 50% - além da possibilidade de financiamento do segundo imóvel. Com condições mais fáceis e maior rapidez no processo de financiamento, espera-se um aquecimento do mercado imobiliário do país.