SÃO PAULO – O Grupo Goldman Sachs fechou um investimento com a MetroFit SA, uma empresa do self storage (galpões de pequeno porte, utilizados entre outras coisas para guardar móveis e outros objetos) brasileiro, com o objetivo de recapitalizar empreendimentos existentes da empresa, assim como, viabilizar capital para desenvolver novas operações e possibilitar aquisições dentro do segmento de auto armazenamento.
O escritório de Nova York da Goldman Sachs investirá R$ 600 milhões na companhia em um prazo de cinco a seis anos, valor que pode variar ao longo do tempo de acordo com a performance e o desenvolvimento do projeto. A expectativa é de que até o final deste ano, oito novos ativos sejam adquiridos.
Fruto de uma joint venture entre o Grupo TRX e a Metro Storage, uma das dez maiores companhias de self storage nos Estados Unidos, a MetroFit busca, por meio do investimento da Goldman Sachs, se consolidar no mercado de pequenos galpões dentro de grandes centros urbanos. Incialmente os investimentos serão direcionados para São Paulo e Rio de Janeiro, com a perspectiva de expandir para outras capitais como Curitiba e Belo Horizonte no decorrer dos anos.
Luiz Augusto F. do Amaral, CEO do Grupo TRX, afirma que o momento delicado da economia atual funciona como oportunidade para os investimentos no mercado imobiliário. Segundo ele, é nessa hora que as empresas devem comprar novos terrenos, iniciar novas construções e aproveitar os preços em baixa para fecharem bons negócios.
Além disso, ele reforça que, apesar da alta taxa de vacância e da queda nos preços de aluguel, os galpões disponíveis permanecem ocupados e que a procura, mesmo ainda sendo baixa, possui grande potencial de crescimento.
De acordo com a empresa, a contínua urbanização das metrópoles brasileiras, combinada com o aumento do consumo em todos os segmentos de renda, são fatores que impactam diretamente na demanda por self storage, que fornece a curto prazo soluções flexíveis em armazenamento tanto para clientes empresariais quanto para pessoas físicas.
Visto isso, o foco do projeto encontra-se na pessoa física, que sente a necessidade de um espaço extra para armazenar seus pertences, assim como, em empresas de shopping e e-commerce, que utilizam estoques menores para o armazenamento de produtos.