SÃO PAULO – Em 2014, Heather Stewart e Luke Iseman não conseguiam mais justificar os gastos de US$ 2,2 mil por mês de aluguel em São Francisco, na Califórnia. Fartos do mercado imobiliário, eles compraram um contêiner online por US$ 2,3 mil e pediram para entregar em um estacionamento, e, então, o converteram em uma pequena casa, aponta reportagem do site Business Insider.
A nova casa deles contava com tudo que eles precisavam em um espaço de pouco menos de 15 metros quadrados, e custava quase nada com energia, saneamento e manutenção. Atualmente, eles não moram mais nessa casa e viraram uma espécie de locadores da Boxhouse, uma espécie de empresa que dá espaço para que construtores amadores possam montar as casas pequenas de seus sonhos.
O casal também converte contêineres em espaços de moradia para compradores potenciais. Agora, eles estão trabalhando em dois novos contêineres que formarão a próxima casa deles, e, enquanto isso, eles vivem em pequenas casas em construção no depósito.
Heather cresceu vivendo em vários haras nos EUA e, quando adulta, percebeu que não sabia como construir nada. No entanto, ela estava interessada em moradias alternativas, por não queria viver sua vida inteira endividada. Ela explica que contêineres são ideais para casas pequenas, uma vez que são impermeáveis e indestrutíveis.
A primeira casa que eles moravam se parecia mais com um dormitório estudantil, só que eles passaram por problemas. Eles não tinham todas as permissões para construir e viver no lote que estavam e, eventualmente, acabaram sendo despejados.
No entanto, isso acabou se tornando uma coisa boa, pois eles se mudaram para um enorme depósito onde 18 contêineres e casas comuns, mas pequenas, estão em construção. Eles constroem para eles mesmos e para compradores, e alugam espaço para amigos e outras pessoas.
Leia também:
Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas
Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação