SÃO PAULO - O famoso Castelo do Drácula foi colocado à venda, de acordo com o site The Telegraph. Localizado em uma remota montanha romena, entre as fronteiras da Transilvânia e a Valáquia, o Castelo de Bran (seu nome oficial) já abrigou cavaleiros, reis húngaros e a realeza em séculos passados, mas é mundialmente conhecido por ter inspirado o escritor irlandês Bram Stoker para criar o castelo de Conde Drácula.
O preço do castelo não foi divulgado, mas segundo a publicação, o arquiduque Dominic, atual dono do castelo, ofereceu ao governo romeno por US$ 80 milhões. “Se alguém tiver uma oferta razoável, vamos avaliar quem eles são e o que eles propõem”, disse o administrador da venda Mark Meyer, da Herzfeld & Rubin.
Os primeiros registros de construção da fortaleza são de 1211. O castelo foi finalizado mais de um século depois, em 1388. Desde então, ele tem passado por inúmeras reformas e revitalizações.
Mas há uma condição para a venda. Dominic gostaria de vender apenas para quem pretende continuar explorando o potencial turístico do castelo. “Este não é apenas um monumento nacional, é a maior e mais importante atração da Romênia”, afirmou Meyer. A cada ano, mais de 560 mil pessoas visitam a fortaleza por uma entrada no valor de US$ 6.
Apesar de protagonizar os contos do vampiro Conde Drácula, ironicamente Stoker nunca visitou a Romênia. Ele baseou sua descrição do castelo em livros e relatos.