SÃO PAULO - Parece que a crise no setor imobiliário chegou aos imóveis comerciais. Um estdo elaborado pelo grupo imobiliário Lopes mostrou que o número de empreendimentos lançados caiu 63,04% em apenas dois anos na cidade de São Paulo.
Em 2012, a capital paulista recebeu 46 empreendimentos novos, já este ano, os lançamentos caíram para 17. Em comparação a 2013, quando 39 prédios comerciais chegaram ao mercado imobiliário, a queda é de 56,41%.
Acompanhando a baixa nos lançamentos, o VGV (Valor Geral de Vendas) dos imóveis lançados caiu de R$ 3,3 bilhões para R$ 1,3 bilhão em dois anos. Já o total de unidades lançadas foi de 6,9 mil e 5,7 mil, em 2012 e 2013, para 2,5 mil.
Segundo a Lopes, a queda nos lançamentos já era esperada no mercado, pois São Paulo está num período de absorção de unidades. “Há três anos, o mercado imobiliário recebeu uma grande oferta de salar comerciais que apresentaram um ritmo de vendas acelerado. Hoje, esses empreendimentos estão sendo entregues e passam por um momento de absorção das unidades que ainda não haviam sido comercializadas”, acrescenta o Diretor de Atendimento da Lopes, João Henrique.
Além disso, o carnaval tardio, Copa do Mundo e eleições também influenciaram diretamente as vendas deste ano. “Hoje, tanto imóveis residenciais quanto comerciais apresentam a mesma redução na velocidade de vendas”, conclui João Henrique.
Ainda segundo o levantamento, a maioria das unidades lançadas (58%) tem até 39 m² de área útil. Outros 29% variam de 40 a 49 m², 12% de 50 a 89m², e apenas 1% tem 90 m² ou mais. Em relação ao tíquete médio dos conjuntos, o valor gira em torno de R$ 509 mil e o preço do metro quadrado é R$ 13.370, podendo variar dependendo da região onde está localizado. No Centro a média é de R$ 16.210 por metro quadrado, na Zona Sul é R$ 13.610, na Zona Oeste R$ 12.600, Zona Leste R$ 10.880 e Zona Norte R$ 9.810.