SÃO PAULO - Depois de 13 anos, Nova York volta a ter um World Trade Center - inaugurado nesta segunda-feira (3). Imediatamente após a destruição das Torres Gêmeas no 11 de Setembro de 2001, até hoje o maior atentado terrorista do planeta, haviam planos de reconstruir uma torre no local, mas foram necessários 13 anos para que ela ficasse em pé, dado o nível de destroços na região.
A nova torre, chamada de One World Trade Center - assim como a destruída torre norte -, possui 541 metros e começou a receber a Condé Nast, uma gigante de mídia, nesta segunda. A empresa transferiu 170 dos 3.400 funcionários para a nova estrutura, localizada no sul de Manhattan, bem próximo de onde ficavam as Torres Gêmeas.
Construida onde ficava a sexta torre do antigo World Trade Center, a torre atual - chamada de Freedom Tower até 2009 - será a terceira maior estrutura do mundo. Na sua frente, apenas a Makkah Royal Clock Tower - em Mecca, na Arábia Saudita -, de 601 metros e o Burj Khalifa, de 828 metros, nos Emirados Árabes Unidos.
O novo World Trade Center conta com 64.000 metros quadrados, dos quais 60% serão alugados. 7.400 ficarão com a empresa de publicidade Kids Creative, a operadora de estádios Legends Hospitality e o grupo Servcorp, que administra esses escritórios.
O governo americano terá 25.000 metros quadrados do novo edifício. Além dele, a China Center, que é especializada em transações financeiras com o país asiático, terá 18.000 metros quadrados no novo edifício.