Há muitas diferenças no jeito como cada geração se comporta, desde objetivos de vida até a forma como consomem. Na hora de buscar uma nova casa isso não é diferente, segundo levantamento feito pelo portal de anúncios de imóveis VivaReal. A pesquisa foi realizada com pessoas que acessaram o portal nos últimos meses e busca identificar como as gerações Y (18 a 35 anos), X (36 a 50 anos) e Baby Boomers (51 a 69 anos) se comportam na hora de buscar um novo imóvel na internet.
O levantamento mostrou que a Geração Y é a que mais busca imóveis online – 55% do total de pessoas que responderam. A maioria dos entrevistados desta geração está em busca do primeiro imóvel (50%), mas quando comparados às outras gerações, são os que mais procuram imóveis para aluguel (34%). Eles possuem preferência por imóveis de 2 quartos e são mais impacientes quanto ao tempo para escolher um novo lar, – 40% consideram 3 meses um tempo suficiente para escolher um imóvel – mas admitem não conhecer os processos de compra e aluguel.
Quando comparamos as gerações X e Baby Boomers, as diferenças diminuem. Representando 45% do público do portal, essas gerações se interessam majoritariamente por comprar um imóvel, tendo preferência por aqueles de 2 e 3 dormitórios. Buscam por imóveis maiores em bairros mais valorizados, além de serem mais informados sobre o processo de compra e aluguel. Eles tendem a ser mais pacientes e seletivos, considerando 6 meses um tempo adequado para tomar uma decisão em relação ao imóvel ideal.
Apesar das diferenças, alguns pontos são similares. Os Baby Boomers são os mais preocupados com a localização e bairro, no entanto essa ainda é uma preocupação de todas as gerações “Localização sempre foi um ponto de atenção quando falamos em busca de imóveis, mas a geração Y costuma ser mais flexível e abre mão de localização por outros motivos, seja ele financeiro ou pelos serviços oferecidos no condomínio”, explica Rodrigo Iannuzzi, vice-presidente de Produto do VivaReal.
Outro ponto também se destacou no estudo e foi unanimidade entre as gerações. Quando perguntados sobre a melhor forma para ter um retorno de imobiliárias e corretores, 87% dos entrevistados consideram o e-mail o melhor meio de comunicação. “A escolha do e-mail como meio de comunicação preferido dos entrevistados mostra que os consumidores estão cada vez mais conectados e que o mercado precisa se adaptar para atender melhor a esse público”, completa Iannuzzi.