SÃO PAULO - Muitos desafios são enfrentados por aqueles que querem iniciar a investir no mercado imobiliário e foi pensando nisso que Drew Hendricks, colunista do site/revista Inc., resolveu listar os pontos básicos que todo investidor iniciante deve seguir se quiser se dar bem nesse mercado.
Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais e tenha acesso a uma rede de centenas de planejadores financeiros certificados e capacitados
1 – Coloque as finanças em ordem
Pode parecer óbvio, mas, esse passo pode ser mais complicado do que se imagina. Segundo Drew, investir em uma propriedade não é igual a comprar uma, “a transição é muito mais arriscada. Não dá para saber como os inquilinos do seu imóvel irão tratá-lo e quantas reformas ou gastos extras serão necessários durante as transições”. Por conta disso, ter estabilidade financeira e uma quantia guardada para emergências é de extrema importância.
Outra regra é saber separar os valores recebidos dos alugueis da conta pessoal. “Você está administrando um negócio, então, crie uma conta bancaria destinada exclusivamente para receber os lucros deste investimento”, ensina Hendricks.
2 – Entenda o mercado
Para receber um melhor retorno é fundamental entender como funciona o mercado. Dessa forma, a hora certa de comprar um imóvel, esperar por condições melhores, aumentar ou estagnar o preço dos alugueis se torna algo natural. Ler sobre o setor e procurar ajuda de especialistas são algumas das formas de adquirir o feeling do mercado.
3 – Comece com o imóvel certo
Em quase todas as categorias de investimento o recomendado é que se comece aos poucos, por baixo, e o caminho ao topo seja conquistado aos poucos. Com o setor imobiliário não é diferente. Drew aconselha que se comece por uma propriedade mais tradicional e com retorno garantido, do que já no inicio partir para os grandes desafios, como propriedades em ruínas. Outras dicas sugerem que o investidor deve:
• Comprar uma propriedade que goste;
• Pular as propriedades premium;
• Comprar o imóvel como residência pessoal e então torná-la passível de aluguel;
• Comprar imóveis que não precisem de reforma.
4 – Selecione corretamente os inquilinos
Depois de ter cuidado de todos os aspectos básicos, é chegada a hora de alugar a propriedade. O melhor, segundo Hendricks, é evitar o lema “quem chegar primeiro leva” em relação ao inquilino. “É preciso ter certeza que ele vá pagar o aluguel todo mês e que tratará de seu imóvel da forma correta. Isso requer um processo de seleção que permitirá que você encontre ótimos inquilinos”, explica o escritor.
Ainda segundo Drew, é preciso estar pronto e ser capaz de responder a todas as perguntas que o futuro inquilino fará, afinal, ele também estará em um processo de seleção. Quanto mais segurança e conhecimento for demonstrado, melhor as chances de fechar um acordo.
“Iniciar no mundo do mercado imobiliário será mais desafiador do que você imagina, mas, ao dominar esses aspectos básicos, você estará pronto para o próximo passo, lucrar”, conclui Drew Hendricks.