SÃO PAULO – A Caixa Econômica Federal vai passar a financiar a compra de imóveis de até R$ 3 milhões, segundo informações da Reuters. Essa é uma das medidas que o banco vai tomar para acelerar os desembolsos neste segundo semestre; ela deve ser anunciada oficialmente na próxima segunda-feira (25).
Além disso, a Caixa também vai aumentar a cota de financiamento no SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), válido para imóveis de valor maior que R$ 750 mil: para imóveis novos, o aumento será de 70% para 80%; no caso dos usados, de 60% para 70%.
Também será possível transferir o financiamento imobiliário contratado com outros bancos; essa medida vai permitir que o mutuário transfira até 70% do empréstimo de outras instituições financeiras para a Caixa, sendo que hoje o limite é de 50%. O nível de propostas aprovadas pelo banco, hoje de cerca de 80%, também deve aumentar.
O PEC (Plano Empresário), mecanismo de financiamento que foi suspenso com o aumento da inadimplência, será reaberto com o intuito de reaquecer o setor. A linha de amortização do PEC será ampliada de 6 para 12 meses com carência de 6 meses.
Além das medidas facilitadoras para famílias de classe média e alta, o banco também deseja acelerar as contratações do programa Minha Casa Minha Vida; a expectativa é de que sejam contratadas entre 300 mil r 400 mil unidades das faixas 2 e 3 do programa.