SÃO PAULO – O imóvel na Vila Matilde que no início do ano venceu o prêmio Building of The Year 2016 acaba de conquistar o primeiro lugar em outra premiação. Desta vez, a casa da Zona Leste de São Paulo encabeça o Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016.
Organizado pelo Instituto Tomie Ohtake em parceria com a AkzoNobel, a premiação escolheu entre 119 projetos de 18 estados brasileiros construídos nos últimos 8 anos. São contemplados apenas arquitetos brasileiros que vivam no Brasil há pelo menos 2 anos e tenham até 45 anos de idade.
Projetada e construída entre 2011 e 2014, a casa tem 95 m² de área construída e custou um investimento de apenas R$ 150 mil de acordo com o escritório de arquitetura responsável, Terra e Tuma Arquitetos. São dois quartos, cozinha, sala de TV e jantar, garagem e uma laje.
“O maior desafio apareceu no primeiro estágio de construção. A demolição cuidadosa da antiga casa levou quatro meses, ao mesmo tempo em que executamos a fundação e reforçamos as paredes de contenção que suportavam os prédios vizinhos. A casa ficou pronta seis meses após o trabalho de alvenaria foram estabelecidos”, escreveu o escritório à ocasião da primeira premiação.
Demais premiados
Além da casa na Vila Matilde, foram selecionados outros dois imóveis: o Edifício Península, em Porto Alegre e a Galeria Maxita Yano – Claudia Andujar, que fica dentro do Inhotim em Brumadinho, Minas Gerais.
Os arquitetos vencedores foram premiados com viagens internacionais. Confira imagens de cada um dos imóveis.
Casa na Vila Matilde
Casa na Vila Matilde
Casa na Vila Matilde
Edifício Península
Galeria Maxita Yano – Claudia Andujar